Sobre a Jandig

Celulares e tablets são usados para ler marcadores e assim abrir “janelas” onde se encontram outros objetos de arte. O público é convidado a transcender o espaço de exposição, levando adesivos com marcadores para serem colados em outros locais, criando Zonas Autônomas Temporárias (TAZes). O público se torna co-autor, e os marcadores e obras digitais são reconfigurados pelos espaços.

Entenda

O projeto Jandig é uma investigação a respeito da intervenção de marcadores para visualização de obras por meio de realidade aumentada sobre o espaço urbano. Trata-se de um projeto colaborativo de arte digital que propõe a criação de Zonas Autônomas Temporárias (TAZes) em cada espaço em que é instalado. Essas TAZes são formadas através de marcadores espalhados por um espaço por artistas e pelo público – que assim torna-se co-criador daquela experiência. Os usuários interagem com marcadores, utilizando dispositivos móveis para abrir janelas no mundo real para visualizar criações digitais (cedidas através de licença Creative Commons).

Nossos objetivos

A plataforma Jandig viabiliza a realização de exposições com o uso de realidade aumentada.

Cada exposição é feita a partir da disposição de diversos marcadores, que utilizam como suporte adesivos, imagens de stencil, de carimbos, ou outras, em diferentes tamanhos. Esses suportes são também entregues ao público que circulam pelo espaço, de modo que possam fazer interferências locais e que seja possível “viralizar” os marcadores enquanto a exposição estiver disponível, deixando rastros e proporcionando interações entre os participantes/visitantes.

Para enxergar através das “janelas” e ver as imagens fabulosas o que elas revelam, o público deverá apontar seus dispositivos para os marcadores, para que o visualizador da plataforma Jandig ufaça a leitura dos mesmos e mostre o conteúdo em realidade aumentada

As bordas são os elementos gráficos que engatilham o reconhecimento do objeto associado a cada marcador. Por esse motivo, não se deve cobri-las e elas devem sempre ser vistas completamente pela câmera. Colocar o dedo sobre uma das bordas ou aproximar demais a câmera do marcador inviabiliza o reconhecimento, por exemplo. Essa característica deve sempre ser levada em consideração na produção e aplicação dos marcadores.